O Espaço APAS Centro de Convenções sediou a segunda edição do Encontro Internacional de Inovação da Associação Brasileira de Embalagem (Abre). O evento reuniu na semana passada a cadeia produtiva e usuária para discutir Design Universal, conceito que descreve o desenvolvimento da embalagem e sua funcionalidade.
A coordenadora executiva do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Lisa Gunn, deu início às palestras apresentando uma pesquisa sobre os desafios que o consumidor enfrenta para abrir diferentes modelos de embalagens. Soren Ostergaard, do Danish Technological Institute (DTI), Instituto que é referência na área, trouxe um outro estudo mostrando as dificuldades dos consumidores e as oportunidades que as indústrias podem trabalhar para conquistar e fidelizar mais clientes
A pesquisa mostrou, por exemplo, as dificuldades enfrentadas por diferentes faixas etárias de consumidores. Uma das conclusões apresentadas foi a de que a indústria não está preparada para os idosos. A solução, segundo o especialista, é conhecer o público alvo e entender suas necessidades. A funcionalidade da embalagem, concluíram, exige tecnologia, estudos e investimentos.

