O Espaço APAS Centro de Convenções sediou nesta quarta-feira (13 de julho) a 2ª edição do projeto “Sustentabilidade de Ponta a Ponta”, do Walmart Brasil. O evento apresentou 13 novos produtos com menor impacto ambiental na cadeia de produção. Participaram cerca de 500 pessoas, entre eles o presidente do Grupo Walmart Brasil, Marcos Samaha; a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Samyra Crespo; o presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), João Galassi; o vice-presidente e vice-diretor de Responsabilidade Ambiental da APAS, Antonio Gandra; o superintendente da APAS Carlos Corrêa; além de fornecedores, jornalistas e alunos da Escola Social do Varejo – programa do Instituto Walmart.
“Gostaria de agradecer a APAS, em nome do presidente João Galassi, presente neste evento. Realizar o “Sustentabilidade de Ponta a Ponta” aqui tem um grande significado para nós. Esta é uma conquista de todo o varejo, pois os produtos apresentados hoje serão vendidos em todos os supermercados”, afirmou Marcos Samaha, presidente da Walmart Brasil.
A secretária Samyra Crespo anunciou, durante o evento, que o projeto do grupo varejista foi escolhido para integrar o Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis, a ser divulgado em outubro deste ano, durante a Semana do Consumidor Consciente. “Todos precisam conhecer as ações realizadas no Brasil. É o momento de mostrarmos o que nós, brasileiros, fazemos pelo meio ambiente”, orientou a secretária.
Nesta 2ª edição do projeto, 13 itens líderes de categoria – desde alimentos e eletrônicos a itens de perfumaria e higiene e limpeza – fabricados pelos fornecedores Ambev, Danone, Kimberly-Clark, Kraft Foods, L’oreal, Mars, Nat Cereais, Philips, Reckitt Benckiser, Santher, Sara Lee, SC Johnson e Whirlpool foram apresentados. Só em resíduos, os 13 produtos representam redução de mais de 250 toneladas por ano, considerando a estimativa de venda em um ano no Walmart. Pelo mesmo critério, a redução do uso de água chega a dois milhões de litros e, de energia, mais de 19 milhões de quilowatt-hora (kWh).
Durante o evento, o jornalista e apresentador da Globonews, André Trigueiro, mediou um debate com os fornecedores que destacaram as inovações e conquistas durante o processo de inovação dos produtos. Pelo programa, os fornecedores escolheram um item líder de categoria para que todo o processo de produção fosse analisado. O Walmart forneceu suporte técnico por meio do Centro de Tecnologia de Embalagens (CETEA), ligado ao Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), do governo de São Paulo.
Primeira edição
Na primeira edição do evento, a empresa contou com 10 fornecedores e produtos que levaram às gôndolas a opção de uma compra consciente em prol do meio ambiente. Os itens participantes tiveram um crescimento médio de venda de 40%, após seu lançamento. Segundo o Grupo Walmart, os resultados demonstram uma aceitação e escolha do consumidor pela preservação dos recursos naturais, sem ônus para o seu bolso.
Legenda da foto acima: Da esq. p/ dir.: o jornalista André Trigueiro, o presidente da APAS, João Galassi, o vice-presidente e vice-diretor de Responsabilidade Ambiental da APAS, Antonio Gandra e a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Samyra Crespo.
Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.