O Estado do Amapá, na região Norte do país, também incentiva o uso de ecobags como meio de transporte de mercadorias nos supermercados. Acompanhando uma tendência mundial, e a campanha do Estado de São Paulo, algumas entidades já se mobilizam para a substituição das sacolas descartáveis. A Escola de Artes R. Peixe, na capital Macapá, por exemplo, organizou uma oficina para ensinar a confecção de sacolas reutilizáveis.
Nas aulas, o instrutor Cláudio da Silva vai ensinar a transformar lonas utilizadas na confecção de banners em sacolas reutilizáveis. As aulas tem início na próxima segunda-feira (16 de abril), são gratuitas e estão abertas para toda a população.
Conscientização
O projeto é uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) com o Sesc Amapá e tem como objetivo disseminar a prática sustentável de utilização de meios ecológicos nas compras. Segundo a diretora da Escola de Artes R. Peixe, Rosângela Costa, o Estado quer acompanhar a tendência mundial. “Esta campanha está sendo fortificada em todo o planeta e, pode ser um nicho lucrativo”, ressalta.
