O Estado do Piauí iniciou um projeto inédito na região Nordeste para pôr fim à cultura do descarte nos supermercados. O Supermercado Carvalho, por exemplo, na capital Teresina, usa a campanha de substituição das sacolas descartáveis da Associação Paulista de Supermercados (APAS) como modelo e incentiva a prática sustentável.
Na loja, os clientes que utilizam meios sustentáveis de transporte de mercadorias ganham descontos. O projeto denominado “Eco-caixa” segue o lema “Reduza, Reutilize, Recicle” e disponibiliza, ainda, um checkout especial para os consumidores que optam pela não utilização de sacolas descartáveis.
De acordo com o coordenador do comitê “Carvalho Sustentável”, Leandro Alelaf, o ponto de partida para a idealização do Eco-caixa foi simples. “Em pesquisas, verificamos que os clientes de todo o Brasil reclamavam porque não tinham incentivo para o uso de ecobags. Decidimos, então, além dos descontos, oferecer sacolas reutilizáveis a R$ 1,99 e caixas de papelão gratuitas”, informou.
FLV sustentável
Para o setor de hortaliças e frutas há também uma opção sustentável. A loja criou a “Bobina Verde”, programa que incentiva os clientes a colocarem grandes quantidades de alimentos em sacolas feitas de bagaço de cana-de-açúcar.
Outra iniciativa é a “Caixa Viva”, deixada em um local estratégico para que o consumidor possa retirar o produto da embalagem, de papel ou plástico, e descartá-la ainda dentro da loja. De acordo com Alelaf, o material descartado é enviado para a reciclagem.
Para a consumidora Neuma Madeira, a iniciativa demonstra preocupação com o futuro. “Sempre me preocupo em usar o mínimo de sacolas. O supermercado mostra que está atento às futuras gerações”, disse. Para o arquiteto e ambientalista Raimundo Ferraz, o desconto influencia na escolha. “As pessoas costumam reclamar da falta de sacolas, mas isso é questão de hábito. Com certeza o desconto vai ajudar a mover uma consciência ambiental”, opinou.
A unidade do bairro São Cristovão, em Teresina, é a loja piloto para a implantação do projeto em outras lojas da rede. “Estamos participando dessa grande rede mundial de sustentabilidade e temos o objetivo de despertar nas pessoas esse sentimento de diminuir o desperdício e a geração de lixo”, afirmou o presidente do grupo, Reginaldo Carvalho.
