Nos três meses que se seguem após a alta da taxa de juros Selic, o volume de vendas no varejo cai 2,7%, e 10,6% num período de um ano. É o que revelou estudo do Provar – Programa de Administração do Varejo da FIA – Fundação Instituto de Administração, e da Felisoni Consultores Associados.
Com a perspectiva de queda na Selic, feita pelo Copom – Comitê de Política Monetária, do Banco Central, a tendência de aumento de vendas para o varejo é reforçada. “Com as taxas de juros caindo, o efeito é exatamente o oposto: a cada ponto percentual reduzido, o volume de vendas aumenta em 3% no curto prazo e mais de 10% em um ano”, afirma Claudio Felisoni, coordenador do Provar. Para ele, a evolução do consumo é bastante sensível às variações das taxas de juros. Hoje, a taxa de juros está em 13,75% e a expectativa é de que caia 0,5 ponto percentual em janeiro, chegando ao final de 2009 em 11,25%. O estudo usou a base de dados do Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e abrangeu o período de junho de 2000 a outubro de 2008.