O governo do Chile lançou na última quarta-feira, 20, uma nova iniciativa comercial com o objetivo de duplicar as vendas de seus principais produtos de exportação ao Brasil, tais como o salmão, vinho e azeite de oliva
“No marco de nossa estratégia de ampliar os mercados na América Latina, o Brasil, por ser o maior da região, é o que mais oportunidades oferece e também tem um mercado para ser criado”, afirmou o diretor da agência de promoção de exportações ProChile, Roberto Paiva.
Neste sentido, a ProChile lançou em São Paulo a marca “Azeite de oliva do Chile”, dirigida ao público em geral, chefes de cozinha e restaurantes. “O azeite de oliva extra virgem é uma linha de exportação sofisticada que chega para acompanhar as exigências do consumidor brasileiro”, argumentou.
Paiva disse que sua viagem pelo Brasil, precedida por escalas na Argentina, Paraguai e Peru, faz parte da estratégia da presidente Michelle Bachelet de duplicar as exportações e agregar as pequenas e médias empresas às importações. Neste contexto, o executivo contou que se reuniu em São Paulo com representantes da Associação Paulista de Supermercados (APAS), cujo objetivo é levar marcas chilenas às gôndolas brasileiras.
O Brasil, país que concentra a maior quantidade de restaurantes japoneses da América Latina, é abastecido pelo salmão do Chile, que também é o principal fornecedor de vinhos estrangeiros. Segundo números do governo do chile, o comércio bilateral foi de US$ 9,27 bilhões em 2013, dos quais US$ 4,42 bilhões correspondem às exportações chilenas.
Fonte: Agência Efe/Valor Econômico
