O Extra reinaugura com novo conceito sua primeira drogaria de rua. A loja, localizada na Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, 3.215, possui 170 metros quadrados e conta com maior mix de produtos, atendimento especializado com consultoras, serviço delivery, além de novo layout e comunicação interna. A nova loja servirá de modelo para a expansão do formato.
Depois de estudos para entender o comportamento do consumidor, o grupo iniciou um amplo processo de reestruturação do seu negócio de drogarias. A rede Extra decidiu aumentar a área de vendas das farmácias já existentes nos hipermercados, além de reforçar o mix de produtos, principalmente da categoria de perfumaria e beleza. O modelo já foi implantado como projeto piloto em algumas unidades da rede e a resposta do consumidor foi quase que imediata. “Nas 15 unidades dentro dos hipermercados nas quais as mudanças foram feitas, as vendas cresceram mais de 50%. Nosso objetivo é aplicar esse novo modelo para todas as drogarias já existentes”, conta Caio Mattar, vice-presidente do GPA.
O layout da drogaria de rua conta com alguns diferenciais, como novos grafismos e imagens que dão um ar de leveza, dinamismo, humanização e movimento. “Exploramos a comunicação aérea e utilizamos gôndolas baixas para facilitar o momento de compra, ou seja, de qualquer ponto da loja é possível identificar e localizar todas as categorias”, explica Mattar.
A drogaria também conta com serviço delivery, por meio de bike boy, e urna para coleta de medicamentos vencidos ou fora de uso. “Através do projeto de descarte consciente de medicamentos, buscamos despertar o consumidor para importância do destino adequado para remédios vencidos ou fora de uso, embalagens e cortantes como agulhas, ampolas, vidros de xarope, entre outros”, conta o vice-presidente.
Segundo a rede, um dos diferenciais da nova drogaria é o vídeo wall na vitrine, ou seja, televisores LED que transmitem conteúdos institucionais e divulgação dos principais serviços. O mix foi ampliado para nove mil itens, incluindo medicamentos, perfumaria e beleza, produtos de cuidado pessoal e equipamentos para controle e diagnóstico. Segundo a empresa, as melhorias devem ser implementadas nas demais lojas ao longo dos próximos dois anos. Atualmente, o grupo tem 153 drogarias, distribuídas em 11 estados brasileiros e no Distrito Federal.
