Esta semana marcará o fim do descarte irracional de sacolas nos supermercados paulistas. Como prevê o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Ministério Público do Estado de São Paulo, Procon-SP e Associação Paulista de Supermercados (APAS), os consumidores devem levar de casa suas sacolas ecológicas para carregar as mercadorias.
“A prática já é comum em muitos supermercados do interior e da capital paulista. Os consumidores tiveram tempo para se adaptar e sabem da importância da atitude sociamente responsável. Nesta quarta-feira (4 de abril), a transição deve ser tranquila”, disse o diretor de Sustentabilidade da APAS João Sanzovo. Pelo acordo firmado há dois meses, as lojas deveriam informar ostensivamente a mudança e colaborar para a adaptação. Veja aqui a íntegra do TAC.
Retrospectiva
A campanha de substituição das sacolas descartáveis mobiliza todo o Estado de São Paulo há mais de um ano. Em maio de 2011, durante a Feira APAS, o governador Geraldo Alckmin assinou um termo de cooperação com a APAS dando início aos trabalhos de conscientização para a fim do descarte nas lojas. A partir daí, a entidade iniciou um trabalho de divulgação e mobilização de seus associados para a mudança gradual nos supermercados.
A campanha de conscientização da APAS foi feita tendo como modelo a cidade de Jundiaí, que desde agosto de 2010 não distribui sacolas descartáveis para os consumidores. Durante todo o ano de 2011, a APAS firmou novas parcerias com prefeituras e secretarias municipais de Meio Ambiente. Em 15 de dezembro, por exemplo, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab oficialmente demonstrou seu apoio à campanha, com a assinatura de um protocolo de intenções.
No dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, os supermercados associados à APAS substituíram as sacolas descartáveis nas lojas. Em uma nova fase da campanha, o TAC expandiu a atuação da campanha e determinou que a partir de 4 de abril todos os supermercados do Estado, associados ou não à APAS, deixassem de distribuir sacolas descartáveis.
