O Governador do Estado de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (11) a implantação da Fase Emergencial, com aumento das restrições em 14 atividades e instituição do toque de recolher das 20h às 5h. Alguns serviços que estavam na lista dos considerados essenciais, como lojas de materiais de construção, foram excluídos e deverão permanecer fechados. As medidas entram em vigor no dia 15 e devem permanecer até 30 de março.
O Governo recomendou o escalonamento do horário de entrada de funcionários da indústria (das 5h às 7h), do comércio (das 9h às 11h) e do setor de serviços (das 7h às 9h) para evitar aglomerações no transporte público, filas e plataformas.
Durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, conforme é possível assistir no vídeo abaixo👇, o Governador João Dória pediu nominalmente que a APAS reforce aos supermercados a necessidade de realizar a medição de temperatura dos seus colaboradores e consumidores, bem como a manutenção de todos as medidas de segurança que já são adotadas pelo setor. João Dória também reforçou que a fase emergencial, que será implantada a partir de segunda-feira, dia 15 de março, não se trata de lockdown. Segundo ele, “lockdown é a última das últimas medidas, aquela em que você não pode sair de casa em nenhuma circunstância”, explicou João Dória.
A taxa de ocupação de UTIs do estado de São Paulo também alcançou seu maior índice histórico, com 82% dos leitos ocupados. Na Grande São Paulo, a taxa média é de 83,6%. O estado registrou também 517 novas mortes por Covid-19 nas últimas 24h, além de 16.058 novos casos confirmados da doença.