O pequeno varejo registrou alta de 3,2% no faturamento no Estado de São Paulo, no mês de fevereiro, em comparação ao mesmo mês de 2007. É o que apurou a Pesquisa Conjuntural do Pequeno Varejo (PCPV) da Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), divulgada hoje. No acumulado do ano, a PCPV registra alta de 2,9%.
Dos sete grupos analisados na pesquisa, apenas três apresentaram aumento no faturamento: Lojas de Material de Construção – reflexo do aquecimento do setor de construção, além da expansão de crédito -, Lojas de Móveis e Decorações e Vestuário, Tecidos e Calçados. O volume de vendas no segmento de Alimentos e Bebidas repetiu o quadro de baixa, o que preocupa os pequenos empresários do ramo. O setor, que é o mais importante na composição da PCPV devido à participação no orçamento familiar, teve em fevereiro queda de 7,4% no faturamento real, e já acumula baixa de 7%. Os outros setores com perdas de faturamento foram Autopeças e Acessórios, Lojas de Eletrônicos e Farmácias e Perfumarias.
PCPV
A Pesquisa Conjuntural do Pequeno Varejo (PCPV) é apurada mensalmente pela Fecomercio com dados desde 2004, coletados junto a cerca de 600 estabelecimentos comerciais no Estado de São Paulo, com faturamento anual de até R$ 2,4 milhões. O objetivo é medir o desempenho das micro e pequenas empresas do comércio varejista em seus vários ramos de atividade. Os dados da pesquisa auxiliam o empresário varejista na comparação da evolução do seu negócio em relação às demais empresas do setor, servindo como um balizador das suas atividades no curto prazo.