O segundo semestre teve início com o mesmo perfil do primeiro: vendas aquecidas, estimuladas pela oferta de crédito e pela recuperação na renda e no emprego. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista, da Fecomercio – Federação do Comércio do Estado de São Paulo, que registrou em julho, alta no faturamento de 3,9%, no contraponto ao mesmo mês de 2007. No acumulado do ano, o aumento nas vendas é de 5,3%.
Apesar da atual queda dos preços no varejo supermercadista, constatada por meio de recentes índices de inflação, este setor apresentou em julho queda de 11,2%, se comparado ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, o grupo tem retração de 0,7%. Para a entidade, o desempenho negativo pode ser atribuído ao aumento dos preços das commodities, que foram repassados ao consumidor, e ao efeito substituição, que faz o consumidor optar por produtos que caibam no seu orçamento.
A pesquisa, apurada mensalmente pela Fecomercio, envolve uma amostra de cerca de 1.800 estabelecimentos comerciais da Região Metropolitana de São Paulo.