A palestra de hoje (23 de outubro), último dia da FCN 2008 – 4ª Rodada de Negociação e Fórum Centrais de Negócios, versou sobre os produtos de marca própria. Para falar do assunto, esteve presente, na Sede da APAS – Associação Paulista de Supermercados, em São Paulo, Neide Montesano, presidente da Abmapro – Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização.
A palestrante deu ênfase à primeira certificação de marcas próprias do País, desenvolvida pelo grupo técnico da entidade, cujo lançamento ocorreu no mês passado, e que permite aos fornecedores o credenciamento dos produtos que cumprem os padrões nacionais e internacionais. Com a colaboração de companhias, como Carrefour, Wal-Mart, Pão de Açúcar, Bureau Veritas e SGS, a certificação visa facilitar a vida dos empresários de diversos setores, uma vez que terão que passar por uma única auditoria, reduzindo o tempo de desenvolvimento de projetos e garantindo a confiabilidade na escolha dos fornecedores.
Entre outros temas, Neide falou sobre o surgimento e a evolução das marcas próprias no Brasil e no mundo, destacando os desafios atuais para o seu crescimento e consolidação. Entre eles, estão a institucionalização do negócio da marca própria para garantir o alinhamento de toda a cadeia, e a preocupação com o meio ambiente e práticas sustentáveis.
As 20 centrais de negócios (CNs) que integram o Comitê CNs da APAS estrearam neste setor em 2006, com a marca Previllege em ovos de Páscoa e panetones, e hoje já se nota o crescimento da produção e, conseqüentemente, das vendas desses produtos sazonais. Neste ano, foi lançada na FCN 2008 a marca Miss Clear na categoria de limpeza. “A marca própria é uma das maneiras de promover a melhoria da rentabilidade dos pequenos e médios supermercadistas”, diz a consultora das Centrais de Negócios, Stella Beluzzi.