Na quarta-feira pela manhã (14 de outubro), teve início a FCN 2009 – 5ª Rodada de Negociação e Fórum Centrais de Negócios (CNs), no Espaço APAS Centro de Convenções, em São Paulo. Dezoito centrais de negócios, que representam 320 lojas em 170 municípios do Estado de São Paulo, participarão até sexta-feira (16) de rodadas de negócios com 39 fornecedores. Foram agendadas 792 reuniões durante os três dias de evento.
A abertura foi feita por João Sanzovo Neto, presidente da APAS – Associação Paulista de Supermercados, que afirmou que o segmento das centrais associadas à entidade cresce a cada dia em volume de negócios e faturamento, com mais produtos sendo negociados e marcas próprias que ganham espaço. “Percebemos o quanto o segmento das pequenas empresas evoluiu ao absorver as tendências do mercado e aprimorar a prestação de serviços e a integração com a comunidade. É por isso também que as grandes redes criaram divisões específicas de lojas de vizinhança”, ressalta.
O vice-presidente de Centrais da APAS, Edivaldo Bronzeri, apresentou o 5º Censo das CNs e destacou que o faturamento das redes associadas à APAS deverá aumentar em torno de 10% este ano, em relação a 2008, registrando cerca de R$ 5,5 bilhões. Bronzeri falou que a recente fusão da Rede 10 (Ribeirão Preto) com a Rede Clima (São Carlos) e a abertura de lojas próprias das centrais, como a Rede Parceiros, de Jundiaí, são tendências de mercado que evidenciam a evolução do segmento.
Das 20 centrais presentes no Estado de São Paulo, 16 estão no interior paulista, duas no litoral e duas na capital. No total, 13.037 funcionários trabalham nas lojas associadas em 353 pontos de venda. “Hoje as centrais de negócios estão cada vez mais profissionais e obtêm melhores resultados. Nossa competência se faz presente no mercado”, completa Bronzeri.
Competitividade
O consultor de varejo Eugênio Foganholo abordou o tema “Avançando na competitividade com as Centrais de Negócios”. Em todo o País, existem 130 centrais que faturam quase R$ 20 bilhões, sendo que as 30 maiores estão localizadas nas regiões Sul e Sudeste.
Para Foganholo, a chave para o sucesso é formar pessoas, afinal, são elas que fazem o associativismo e compartilham experiências em seus negócios. Ele recomenda que os supermercadistas explorem suas vantagens competitivas, tenham atitude de cooperação e não percam o contato diário com os clientes.
Acesse aqui o 5º Censo das Centrais de Negócios na íntegra.




