Uma árdua batalha que vem sendo travada durante décadas e ainda perdura atualmente: a luta pela redução dos níveis de infestação do mosquito aedes, que provoca a dengue nas pessoas. Neste contexto, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) apoia a iniciativa do Grupo Técnico da Dengue, da Secretaria de Estado da Saúde, que propõe aos municípios paulistas a realização da Campanha de Mobilização Contra Dengue até o dia 31 de março
Dentre os objetivos da campanha, destaque para a ampla divulgação sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito, além dos principais sinais e sintomas da doença, inclusive com o envolvimento de professores e alunos da rede de ensino.
“Trata-se de um problema que enfrentamos há muito tempo e qualquer iniciativa para reduzir a proliferação deste mosquito e, por consequência, da doença, terá o apoio da APAS”, afirmou a diretora de Responsabilidade Social da Associação, Virgínia Galassi.
Alguns sintomas são típicos da dengue, como por exemplo, febre e dores de cabeça, nos olhos e corpo. Nestes casos, o indicado é lançar mão de bastante líquido e procurar um serviço de saúde. Abaixo, algumas dicas para evitar a proliferação do mosquito:
– Lajes, calhas e ralos devem estar limpos e sem acúmulo de água;
– Elimine os pratos dos vasos de plantas ou coloque areia para não acumular água;
– Entregue pneus usados nos postos de coleta da Prefeitura
Municipal;
– Mantenha caixas d’água bem tampadas e limpas;
– Jogue o lixo no lixo.
