Entre as 5,8 milhões de empresas brasileiras, 99,12% são de micro e pequeno porte, isto é, empresas que respondem somente por 20% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, mas que são responsáveis por 52,6% dos empregos no País. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) reconhece nessas empresas uma parcela fundamental da economia e acredita que há espaço para ampliar a margem do PIB pela qual são responsáveis, visto que na América Latina este segmento é responsável, em média, por 35% dos empregos e 33% do PIB.
Para auxiliá-las a terem um papel de acordo com o seu tamanho, a Fecomercio lançou o Conselho de Pequenas Empresas, presidido por Paulo Roberto Feldmann, nesta quarta-feira (23 de março). “Em países como a Espanha e a Itália, que têm uma relação do total de empregos gerados por micro e pequenas empresas mais próxima da nossa realidade, a parcela do PIB deste segmento corresponde a mais de 50% do total”, afirmou Feldmann.
“O Conselho irá trabalhar para que as pequenas empresas ganhem produtividade e eficiência, e tenham regimes diferenciados no que tange a encargos e burocracia, possibilitando competitividade e crescimento ao setor”, completou.
