Mais de 350 pessoas participaram na tarde da última terça-feira do Evento de Responsabilidade Social APAS 2015, que, promovido pela diretoria de Responsabilidade Social da entidade, foi direcionado aos associados e integrantes do setor. A organização é composta, principalmente, por mulheres supermercadistas. A palestra “Atitude ou Nada” do educador físico Steven Dubner foi a grande atração.
Durante o coquetel de abertura, 12 obras do artista capixaba Saná Costa estavam à venda para o público presente. As peças integravam a exposição “O mundo muda se você quiser”. A renda será revertida para o asilo “O Raiar do Sol”, da cidade de São Paulo. Segundo o diretor da entidade, Djalma Oliveira, o montante arrecadado será revertido para reformas necessárias do espaço que, atualmente, abriga 33 idosos, entre 60 e 96 anos. A entidade tem 25 anos de existência.
Na abertura, um vídeo institucional apresentou ao público presente os principais projetos de Responsabilidade Social da APAS, entre eles, Mãos Feitas, Alimentação Saudável, Forno e Fogão, entre outros. O presidente da APAS, Pedro Celso, esteve presente e proferiu discurso no qual enalteceu a atuação das mulheres na sociedade e destacou a jornada tripla que muitas vivenciam hoje em seus cotidianos. A diretora Esther Gonçalves também citou o apoio da APAS às iniciativas públicas e solicitou a todos os supermercadistas presentes afixarem os cartazes com informações sobre o combate à dengue distribuídos pela Associação.
A palestra de Steven Dubner, formado em Educação Física e especialista em esporte para pessoas com deficiência, no Brasil e nos Estados Unidos, comoveu o público presente. Ele é um dos fundadores da Associação Desportiva de Deficientes e atuou junto ao Comitê Paraolímpico Brasileiro. O especialista realizou a apresentação “Atitude ou Nada”. Em aproximadamente uma hora e vinte, o docente apresentou uma série de histórias de superações vivenciadas por atletas paraolímpicos e também portadores de necessidades especiais. O evento foi encerrado pela Cia Ballet de Cegos dirigido pela bailarina e fisioterapeuta Fernanda Bianchini.
De acordo com a diretora de Responsabilidade Social da APAS, Esther Gonçalves, o evento este ano ampliou o público e não foi somente direcionado às mulheres. “A Responsabilidade Social é para todos. O evento foi um sucesso e cumpriu as suas metas, mas, no próximo ano, pretendemos ter uma audiência masculina maior”, analisa.
