A crise global já vem alterando padrões e valores no consumo de alimentos nos Estados Unidos. Na busca pela preferência do consumidor, aspectos como qualidade nutricional, segurança alimentar, prioridade do tempo em família, comprometimento ambiental e, principalmente, preço, ganham cada vez mais importância. Esses foram alguns dos temas discutidos no Food Marketing Institute (FMI Show 2010), evento do varejo de autosserviço realizado em Las Vegas, na semana passada.
“As pessoas estão se acostumando a ser mais econômicas”, afirmou a presidente e CEO do FMI, Leslie Sarrasin. “Existem sinais inequívocos de que a pressão econômica causou mudanças no comportamento dos consumidores e o preço passou a ser a palavra-chave. O consumidor busca fundamentalmente preço, mas não deixa de lado os outros aspectos. O varejo e a indústria precisam entender essa nova dinâmica do consumidor e se adaptar aos novos tempos”, afirmou.
Uma comitiva da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e também o vice-presidente da APAS, João Carlos Galassi, marcaram presença no evento.
