Ampliar a influência setorial, comunitária e política da APAS; tornar a operação das lojas mais eficientes; bem como melhorar o relacionamento com os associados. Estes são alguns dos objetivos traçados pelo novo presidente da APAS, Pedro Celso Gonçalves, em conjunto com a diretoria da gestão 2014-2016. As diretrizes para os próximos anos estão contidas no planejamento estratégico da Associação.
“Para o próximo biênio, traçamos um caminho que julgamos ser o melhor para o associado e para o setor. E na formulação estratégica de nosso futuro pretendemos analisar nossa missão e valores, para saber se estamos adequados às necessidades de todos que se relacionam com a nossa associação e se o necessário está sendo praticado”, disse o novo presidente que complementou destacando a importância em trabalhar na definição formal da nossa visão de futuro, aproveitando as oportunidades que estão sendo mapeadas, sem nunca esquecer, de manter no radar, a prevenção das ameaças existentes.
Pedro Celso também destaca a capacitação dos profissionais do setor como uma ferramenta para reduzir o turnover e, por consequência, desenvolver o setor. Outro objetivo, de acordo com o novo presidente, é aumentar a representatividade do varejo brasileiro, que, segundo Pedro, representa 15% do PIB brasileiro. Nos Estados Unidos, por exemplo, este número chega a 28%. “Temos muito a crescer”, afirmou Pedro Celso.
Um pouco mais sobre o novo presidente
Pedro Celso é adepto da pedagogia tecnicista, ou seja, voltada ao desenvolvimento humano para o mercado de trabalho. Sua história pautada pela promoção da produtividade e da capacitação é o ponto de partida para a ótima gestão à frente da diretoria de Treinamento e Desenvolvimento e também pela implantação da Governança Corporativa de sua empresa, no qual presidente o Conselho de Administração desde 2009.
O novo presidente da APAS também atuou como diretor da Regional Campinas, em 2002, durante o mandato do presidente Sussumu Honda. Em 2006, no mandato de João Sanzovo, foi 3º Tesoureiro no biênio 2006/2008. No segundo biênio 2008/2010, do mesmo presidente, atuou como 2º Secretário. Já sob a presidência de João Galassi, no biênio 2010/2012, foi indicado vice-presidente e diretor de Treinamento & Desenvolvimento.
Entre suas ações, destaque para a parceria firmada entre Escola APAS, SENAI e fornecedores, cujo objetivo é ofertar oficinas práticas aos associados, a partir de temas como padaria e confeitaria. Pedro Celso também atuou na criação do e-Super – ferramenta digital de capacitação e treinamento, que, atualmente, conta com 83 cursos e já emitiu 11.100 certificados desde 2011.
O novo presidente da APAS também esteve à frente do desenvolvimento Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo e da criação de indicadores qualitativos e quantitativos, cujo objetivo é mensurar a qualidade dos serviços prestados aos associados, bem como atender as demandas de capacitação e qualificação do setor.