A região do ABC paulista é vista como um atrativo para grandes redes do segmento “atacarejo” (atacado e varejo) se instalarem, com a atenção voltada para o maior poder de compra da população da região metropolitana de São Paulo. Esses municípios detêm um PIB – Produto Interno Bruto que cresce em média 36% ao ano, conforme estudos do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
De acordo com as redes Wal-Mart, que opera a bandeira Maxxi Atacado, e Assai Atacadista, do Grupo Pão de Açúcar, os fatores que as levam a iniciar ou expandir a atuação próximo à capital são o crescimento do pequeno e médio varejista, bem como do consumidor final no ponto-de-venda. No Assai, por exemplo, o percentual de cliente pessoa física chega a 40%.
Em Diadema, foi instalada a primeira loja do Tenda Atacado neste mês de agosto e, até o final do ano, será aberta uma da bandeira Maxxi Atacado, com investimento de R$ 21 milhões. Em 2008, mais três unidades nesse formato serão inauguradas na Bahia, entre Salvador e a região metropolitana, e uma em Londrina, no Paraná.