O projeto “Forno e Fogão” mantém o ritmo acelerado no que diz respeito à capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Desta vez, a Diretoria de Responsabilidade Social da Associação Paulista de Supermercados (APAS) entregou o certificado de conclusão do curso para 14 alunos da Sociedade Benfeitora Jaguaré, que assistiram às aulas, por meio da APAS Distrital Sul, no Buffet Morenos, localizado na Vila Leopoldina (zona oeste da capital). A formatura contou com a presença da diretora de Responsabilidade Social da APAS, Virgínia Galassi; da coordenadora de Sustentabilidade Rose Pavan; da executiva da APAS Distrital Sul Jucy Pontes, além do coordenador da Sociedade Benfeitora Jaguaré, Eduardo Ruivo do Carmo.
Agora, os profissionais estão aptos para exercer as funções de cozinheiro, copeiro, entre outras atribuições relativas às áreas de hotelaria e supermercados. “Obrigada a todos pela participação e determinação. Isso só nos anima a seguir em frente e a realizar mais cursos. Aqui vocês ganham uma profissão, saem animados e aprendem a conviver e respeitar o outro. Parabéns a todos e sucesso!”, afirmou a diretora de Responsabilidade Social da APAS, Virgínia Galassi.
Ao longo de cinco encontros, com oito horas cada, a capacitadora Ângela Alvim abordou diversas temáticas relacionadas aos conhecimentos de cozinha – a partir do preparo, manipulação e higienização de alimentos; disposição e arrumação de mesas e bandejas; além da preparação de cardápios. As aulas foram balizadas no conteúdo abaixo:
– Apresentação, higiene pessoal e preparação para o trabalho;
– Racionalização e organização do trabalho;
– Manipulação (higiene dos alimentos) e preparo de alimentos básicos;
– Equipamentos domésticos;
– Elaboração de cardápios, preparo de alimentos da cozinha básica, arrumação de mesa, entre outros.
Os alunos colocaram em prática o conhecimento adquirido nas aulas teóricas, por meio do preparo de receitas em todas as aulas, voltadas para o dia a dia e para o “faça e venda”, o que proporciona uma renda familiar extra, principalmente para as profissionais desempregadas. Além disso, o curso contemplou as técnicas de congelamento e possibilidades de uso do forno micro-ondas.
Rumo ao mercado de trabalho
A aluna Adriana Shibata trabalha hoje com vendas, porém, pretende ingressar na área para exercer a profissão em um buffet. “Foi um verdadeiro aprendizado. Aprendemos a manipular alimentos e conhecemos boas práticas de higiene. Foi uma superação”, conta. Renata Belém segue a mesma linha de raciocínio e exalta o aprendizado adquirido: “O curso foi importante, pois além de aprendermos técnicas de preparo de alimentos e a preparar cardápios, pudemos conviver e nos relacionar com outras pessoas”.
Curta nossa fanpage no Facebook e veja o álbum de fotos da formatura realizada nesta sexta-feira (6 de setembro).
