Nesta quarta-feira (6 de novembro), a APAS Distrital Oeste realizou a formatura de 47 alunas que concluíram mais uma edição do curso “Mãos Feitas APAS”. As aulas do projeto – idealizado pela Diretoria de Responsabilidade Social da Associação Paulista de Supermercados (APAS) – foram realizadas no período de 16 de outubro a 6 de novembro, na Sede do Projeto Ação Social de Barueri (Projab), em Barueri. O evento contou com a presença do vice-diretor distrital Pedro Benedito Silveira e da diretora distrital de Responsabilidade Social Maria de Lurdes Vieira Torquato.
Durante as aulas, ministradas pela capacitadora Ângela Maria de Castro, as alunas desenvolveram técnicas de manicure e pedicure e receberam informações sobre esterilização e manutenção do material, noções de custos e também dicas de etiqueta, comportamento e higiene pessoal. O projeto “Mãos Feitas APAS” tem o objetivo de proporcionar capacitação a mulheres em condição de exclusão social, o que gera a possibilidade de crescimento pessoal e profissional, além do incremento da renda familiar.
O “Mãos Feitas APAS”, que já beneficiou mais de 3.000 mulheres em todo o Estado de São Paulo, conta com o apoio da empresa Risqué que, ao término de cada curso, doa kits profissionais às alunas, compostos por produtos básicos para o início do atendimento às clientes, tais como esmaltes de cores diversas, esmalte extra brilho, removedor, desodorante, cremes para pés e mãos, amolecedor de cutícula, base incolor, óleo secante, nécessaire e toalha.
Projeto “Forno e Fogão APAS” em Araçatuba
Nesta terça-feira (5 de outubro), a APAS Regional Araçatuba realizou, na cidade de Birigui, a formatura do curso “Forno e Fogão APAS”, que, promovido pela Diretoria de Responsabilidade Social da Associação, promoveu a entrega dos certificados para nove alunos. A cerimônia contou com a presença do diretor da APAS Regional Araçatuba, Paulo Takata, e da diretora regional de Responsabilidade Social, Elaine Takata.
A nutricionista e capacitadora do curso, Aline Sposito, enalteceu o aproveitamento dos alunos no curso. “O rendimento foi ótimo e eles evoluíram bastante. No decorrer das aulas, conseguimos transmitir a eles a importância de trabalhar com alimentos, buscando sempre a produção de itens saudáveis, boas práticas de produção e de higiene”, explica.
Segundo a capacitadora, o certificado será um diferencial na busca de novas oportunidades, pois é uma garantia para o empregador e também aumenta a confiabilidade no profissional. A família do aluno Diego Henrique Rodrigues está iniciando as atividades à frente de um buffet e, para colaborar com o novo negócio, ele resolveu fazer o curso. “Agora, pretendo aplicar tudo o que aprendi no curso no dia a dia do buffet e também vou repassar o conhecimento para a minha família. Em breve, quero ainda fazer novos cursos para continuar aprendendo. Também pretendo buscar novos cursos nesta área”, conclui.
O projeto
O “Forno e Fogão APAS” tem o objetivo de proporcionar oportunidade de capacitação e aperfeiçoamento de serviços de cozinha em restaurantes ou bufês, com noções de comportamento, higiene pessoal, segurança alimentar, como preparo e manipulação de alimentos, disposição de mesa, arrumação de bandejas e preparo de cardápio. Mais de 300 pessoas já foram capacitadas pela Associação.
Legenda da foto acima: formandos do curso “Forno e Fogão APAS” ao lado de Paulo Takata (diretor da APAS Regional Araçatuba), Elaine Takata (diretora regional de Responsabilidade Social), Rose Pavan (coordenadora de Responsabilidade Social APAS) e Marta Goldmann (executiva da APAS Regional Araçatuba)
