Da entidade, fazem parte 25 empresas, metade é
formada por indústrias e fornecedores de serviços
As indústrias que fabricam os produtos vendidos com as marcas próprias do varejo estão a todo vapor. Nos Estados Unidos, este já é um segmento com peso e poder econômico. No Brasil, a indústria dá os primeiros passos na tentativa de se organizar com a criação da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro). Neide Montesano, a presidente da entidade, estima que existam no país 500 fábricas que fornecem os produtos vendidos com as marcas próprias do varejo.
De acordo com pesquisa encomendada à Latin Panel, o consumo de marcas próprias cresceu 9% nos últimos dois anos e já atinge 67% das famílias brasileiras. As camadas onde a demanda mais cresce são as classes C, D e E. O pequeno varejo não conseguia ter marcas próprias por falta de escala, mas, com o aparecimento das centrais de compra, esses comerciantes passaram a comprar em volumes grandes o suficiente, diz Neide.