Praticidade. Palavra que resume o investimento do Natural da Terra em produtos prontos para o consumo. Com oito lojas na capital paulista e um público de perfil abrangente (donas de casa de 45 a 70 anos até solteiros de 18 a 45 anos), o Grupo busca oferecer alternativas de produtos que facilitem a vida do consumidor.
“Apesar do perfil variado, o que nosso público tem em comum é o desejo de ter produtos que agilizem a preparação das refeições, seja um simples lanche ou um cardápio completo, sempre mantendo a excelência dos ingredientes. E também buscam encontrar, em um mesmo local, itens de conveniência como produtos de limpeza e higiene pessoal”, analisa a coordenadora de Marketing do Natural da Terra, Natalia Pereira.
Ainda segundo Natalia, a faixa etária predominante do público do Grupo é de 35 a 44 anos (cerca de 30% a 40% do total), seguida pelos consumidores de 25 a 34 anos (20% a 30% do total). Em relação ao gênero, as mulheres são maioria: 65%, enquanto os homens são 35%. “Um grande número de nossos clientes está na fase de vida em que as demandas profissionais são mais intensas, portanto, são consumidores que buscam praticidade e são bastante exigentes em relação à qualidade. Além disso, cerca de 35% moram sozinhos”, complementa.
Para atender as expectativas de um público tão especial, o Natural da Terra investe na oferta de produtos em porções individuais, pré-preparados ou higienizados para consumo direto. Atualmente, em algumas das lojas da rede, já é possível identificar estes produtos com rapidez, pois ficam expostos em uma única gôndola ou seção dedicada.
Os produtos que este perfil de público mais consome são os mais saudáveis, naturais ou especiais, como sem glúten, sem lactose, diet, light e orgânicos. Itens diferenciados em seções como rotisserie e especialidades orientais também fazem sucesso.
Para oferecer um mix de produtos tão variado, o segredo é contar com uma ampla rede de fornecedores, além de dispor de uma linha de produção própria – Gourmand – que apresenta alimentos prontos, tortas, quiches, molhos e mini salgados. “Outro carro-chefe também na questão praticidade é a seção de Hortifrúti, onde o cliente pode contar, por exemplo, com frutas como melão e abacaxi já descascados em porções, além de salada de frutas e sucos naturais já prontos, o que atende perfeitamente o público imediatista. Há também outros atrativos como as tábuas de frios já montadas e embalagens menores na seção do empório, com grande variedade de frutas secas, entre outros itens”, concluiu.