De acordo com pesquisa realizada no primeiro trimestre de 2014 (janeiro, fevereiro e março) pelo departamento de Economia e Pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), o preço de frutas, legumes e verduras estão 21,05% mais caros. A alta neste primeiro trimestre foi puxada, principalmente, pelo aumento de 53,49% no preço dos legumes. As frutas tiveram reajuste de 2,62%, as verduras de 37,72% e tubérculos na ordem de 27,63%. Os itens que apresentaram maior elevação de preços nos primeiros meses do ano foram: alface (42,44%), repolho (65,04%), cebola (35,26%) e cenoura (30,67%).
Problemas climáticos, como por exemplo, o excesso ou escassez de chuvas em determinadas regiões, são a causa direta do aumento do preço do hortifrúti no Estado de São Paulo. “A escassez de chuva tem afetado a oferta dos produtos, como alface e repolho, prejudicando a qualidade e quantidade de itens disponíveis para venda. O reflexo é a elevação dos preços”, explica o gerente de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano.
Segundo o economista da APAS, a tendência para o mês de abril é de um comportamento mais estável nos preços de alguns produtos e até de redução, uma vez que a previsão climática encontra-se mais estável.
