“A palavra mais importante é a perseverança. Perseverou profissionalmente, perseverou pela vida, perseverou para superar um acidente ocorrido durante uma cirurgia cardíaca, perseverou na disciplina da convalescença. Ele estipula a meta e vai atrás”. É desta maneira que um amigo de infância define Alair Martins do Nascimento, que, nesta quarta-feira (8 de outubro), lançou em São Paulo a sua biografia: “Alair Martins do Nascimento – A aposta na confiança e no relacionamento”. O profissional é o fundador do Grupo Martins – uma das maiores redes do setor de atacado do Brasil, que, neste ano, comemora 60 anos de existência.
O empresário iniciou a vida profissional aos 19 anos, a partir de um pequeno armazém aberto na cidade de Uberlândia (MG). O negócio cresceu e, hoje, aos 79 anos, Alair Martins pode se orgulhar do árduo trabalho executado ao longo de décadas, uma vez que o Grupo Martins prevê, em 2013, o melhor resultado de toda a sua história: R$ 4,2 bilhões * (dados divulgados em evento realizado no Espaço APAS Centro de Convenções, no mês de julho. Leia mais aqui.
O resultado é fruto de uma estrutura completa e gestão dos profissionais que lá trabalham – um total de 4.500 colaboradores e mais 4.100 integrantes da equipe de vendas. Com cinco unidades regionais de negócios e um grande centro de armazenagem e distribuição, o Grupo criou o Tribanco – que identifica as necessidades financeiras dos potenciais clientes e oferece crédito aos empresários; uma universidade corporativa para fornecer soluções de gestão e tecnologia; uma empresa de cartões para soluções de crédito aos consumidores; uma corretora de seguros para soluções de proteção do patrimônio e dos ativos; e um portal de e-commerce para aproximar os clientes.
Além disso, a companhia dispõe de uma central de vendas pelo telefone para as soluções de rapidez e facilidades para compras e contato direto do cliente com a empresa; além do Smart Supermercados, rede de varejo que promove a eficiência em marketing e operações aos filiados – um total de 800 lojas. Presente em quase 600 cidades em 21 estados do País, o Smart conta com 22 mil colaboradores. Segundo ranking da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), em parceria com a Nielsen, em 2012 o Grupo Martins registrou receita de R$ 3,8 bilhões.
“Acho importante dizer que hoje me considero completo como realizador. Tenho planos para o futuro: perpetuar a organização Martins. A consolidação do processo de sucessão e de governança corporativa já foi um grande passo nesse sentido. Sou muito exigente nesse assunto e sonho em ver a empresa consagrada como a primeira do segmento atacadista-distribuidor a atingir 100 anos de fundação. Costumo dizer que nossa empresa veio para ficar, e que foi feita para durar”, afirma Alair Martins em sua biografia.
O empresário, que largou os estudos antes de concluir o segundo grau, ressalta o aprendizado adquirido na “escola da vida”. Autodidata, Alair Martins explica que cresceu fazendo, lendo e cercando-se de pessoas que pudessem complementar as suas carências pessoais e corporativas. Neste contexto, a biografia destaca o fator “confiança”, a partir da condução do negócio pautada em valores éticos e no exemplo proporcionado aos colaboradores. “O melhor conselho é o exemplo”, afirma ele.
Por falar em confiança…
A Feira APAS 2014, que será realizada entre os dias 5 e 8 de maio, será pautada pela temática “CONFIANÇA – Fundamento do time campeão”. A edição comemorativa de número 30 da feira, a maior do setor supermercadista em todo o mundo, também contemplará a Copa do Mundo de Futebol como pano de fundo. Alair Martins faz parte desta história, uma vez que na APAS 2013 o empresário ministrou palestra inaugural para uma plateia composta por supermercadistas de todo o Brasil.
O empresário contou aos presentes a sua experiência adquirida ao longo de 60 anos de trabalho no segmento atacadista-distribuidor. “Fiquei encantado com o comércio da cidade de Uberlândia, onde meus tios atuavam. Esse era o meu objetivo”, contou o empreendedor. Na ocasião, ele já disseminava seu sonho: “Quero perpetuar o Grupo”, conclui.
Leia mais aqui:
Espaço APAS Centro de Convenções sedia evento do Grupo Martins