A rede sergipana GBarbosa, por meio de seu departamento de Recursos Humanos, estreia o banco de Talentos Especiais, no qual busca perfis com algum tipo de deficiência para integrar o seu quadro de pessoal. A inscrição pode ser feita com o envio do currículo para o email talentosespeciais@gbarbosa.com.br ou a entrega em qualquer uma das unidades da rede, ou ainda por um cadastro no site www.gbarbosa.com.br.
De acordo com a diretora de RH da empresa, Nadja Mattos, esta é mais uma ferramenta para fazer valer a política de inclusão social da rede. “Mais que obedecer a uma lei, queremos cumprir nosso papel social, dando espaço para essas pessoas atuarem e crescerem dentro da empresa”, destaca. A meta é cumprir a cota exigida, que é 5% do total de funcionários, até 2011. Em Sergipe já foram alcançados 47% do total, 44% na Bahia e 49% em Alagoas. Atualmente são 251 contratados e mais de 200 vagas abertas.
Iniciativas inclusivas
O GBarbosa, por meio do seu instituto social e em parceria com entidades representativas, implementa iniciativas para amenizar dificuldades na contratação de deficientes, tais como a falta de mão de obra capacitada, dificuldade na comunicação no caso da deficiência auditiva, desinformação e preconceito.
Entre as ações para a inclusão, destaque para o projeto de capacitação “Despertar e Aprender”, desenvolvido desde 2006 juntamente com o Serviço Nacional do Comércio (Senac) e a Associação de Apoio aos Deficientes Auditivos de Sergipe (Apada), e o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os funcionários.
