A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Holambra estabeleceram uma cooperação técnica com o objetivo de preservar os mananciais da região, com o desenvolvimento de um programa de recuperação de nascentes e matas ciliares e implementação de medidas de uso racional da água.
“Holambra receberá por meio dessas parcerias um investimento inédito em benefícios voltados, exclusivamente, à agricultura e ao meio ambiente. A vinda desse projeto para a nossa cidade é reflexo da parceria e da confiança do Governo do Estado no trabalho que estamos desenvolvendo”, comenta o prefeito de Holambra, Dr. Fernando Fiori de Godoy.
O projeto prevê a avaliação do estado de conservação e um plano de recuperação para as 170 nascentes já identificadas e georreferenciadas pelo município. Também serão realizadas ações de preservação e restauração nas quatro principais áreas de recarga d´água das 11 sub-bacias do município (rio Jaguari, rio Camanducaia, rio Pirapitingui, ribeirão Cachoeira, córrego Pedra Grande, córrego Estiva, córrego da Glória), também já identificadas e georreferenciadas.
“Essa é uma iniciativa ousada do governador Geraldo Alckmin e do secretário e amigo Arnaldo Jardim. Um projeto que ajudará a melhorar a área rural, preservar o meio ambiente e recuperar nossas nascentes e mananciais em um momento crucial”, diz o prefeito.
Recursos hídricos
Entre as ações está o desenvolvimento de projetos de apoio técnico para o uso racional da água nas propriedades rurais, com foco na modernização de sistemas de irrigação mediante a utilização de técnicas e equipamentos de maior eficiência, e na implantação de sistemas de coleta, armazenamento e utilização das águas pluviais.
Programa Nascentes
O Programa Nascentes – Mata Protegida, Água na Fonte, do Governo do Estado de São Paulo, é a maior iniciativa já lançada pelo poder público para manter e recuperar as matas ciliares – vegetação localizada às margens de nascentes, rios, córregos, lagos e represas que protegem e limpam as nossas águas. O Programa irá promover a restauração ecológica ao mesmo tempo em que protegerá nossos recursos hídricos.
A meta inicial é recuperar 4.464 hectares de matas ciliares, uma área equivalente a 5.400 campos de futebol, utilizando 6,3 milhões de mudas de espécies nativas. Inicialmente, o programa está sendo desenvolvido nas bacias hidrográficas do Alto Tietê, Paraíba do Sul e Piracicaba-Capivari-Jundiaí, regiões que concentram mais de 30 milhões de habitantes.
O programa vai mobilizar não apenas investimentos públicos como também direcionar privados, por meio de incentivos e pagamento por passivos ambientais. O objetivo final do programa é promover a restauração de 20 mil hectares de matas ciliares e proteger 6 mil quilômetros de cursos d´água.
CONSAB
No mesmo evento, o secretário Arnaldo Jardim também assinou um termo de cessão de uso de Unidade Móvel de Britagem de RCC – Resíduos da Construção Civil, para o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (CONSAB).
O equipamento cedido pela Companhia de Desenvolvimento da Agricultura do Estado de São Paulo (CODASP) será utilizado junto a outro já em operação nas cidades consorciadas ao CONSAB, o que possibilitará aos municípios mais rotatividade e agilidade no processamento dos resíduos da construção civil e, consequentemente, aproveitamento do cascalho nas estradas rurais de terra e subprodutos resultantes da operação, como areia e ferro de construção.
“Nos sentimos honrados em sermos o município que recebeu tão importante equipamento e que servirá a todas as cidades consorciadas. Agradecemos em nome de todos os prefeitos, ao secretário Arnaldo Jardim, ao presidente da CODASP, Toshio Misato, ao diretor de operações da Companhia, Alexandre Penteado Pires e aos demais responsáveis e funcionários”, disse o prefeito de Holambra.
Fonte: Portal CBN Campinas