O presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), João Galassi, prestigiou o lançamento do Plano Brasil sem Miséria, ao lado de diversos representantes dos governos federal e estadual, entidades e sociedade civil, na última quinta-feira (2 de junho) em Brasília. O plano, lançado pela presidente Dilma Roussef e que agrega transferência de renda, inclusão produtiva e acesso a serviços públicos nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, é uma das metas do governo federal para retirar 16,2 milhões de brasileiros da situação de extrema pobreza. O programa terá investimentos federais de cerca de R$ 20 bilhões por ano até 2014.
Na oportunidade, o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda – líder desse movimento junto aos supermercados – ressaltou a importância e vontade do setor em apoiar o plano. “É uma oportunidade ímpar de integrar ainda mais milhões de consumidores, com as ações estratégicas coordenadas por este governo.”
A APAS também apoia o movimento, que representa uma grande força tarefa, da União, estados e municípios, para promover o fim da miséria em todo o País. Durante a cerimônia de lançamento, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Tereza Campello detalhou o plano de ação para identificar as famílias pobres e incluí-las de forma integrada nos mais diversos programas, de acordo com as necessidades. “A partir de agora, não é a população mais pobre que terá que correr atrás do Estado, mas o contrário, é o Estado chegando aonde o povo está”, afirmou.
O presidente da APAS, João Galassi, destaca a importância do engajamento do setor no Estado de São Paulo nesta campanha. “Atendemos a 85% da população em nossas lojas e isso nos habilita a contribuir efetivamente com as iniciativas do interesse da sociedade, como acabar com a pobreza”, disse.
Apoio dos supermercadistas
A ministra Tereza Campello reuniu-se com os presidentes das associações estaduais de supermercados no último dia 10 de maio, durante a Feira APAS 2011, no Expo Center Norte, para solicitar o apoio desses empresários na distribuição de alimentos produzidos por pequenos produtores, contribuindo assim para a geração de renda.
