O balanço das ações sustentáveis do Grupo Pão de Açúcar foi apresentado nesta semana e surpreendeu com ganhos de até 400%, se comparado a 2011. As estações de reciclagem das unidades Pão de Açúcar e Extra arrecadaram, em 2012, mais de 16 mil toneladas de material para ser reciclado. O Programa Caixa Verde coletou mais de 1,4 milhão de embalagens descartáveis, ainda nos caixas das lojas.
“A natureza dos nossos negócios tem grande potencial de transformação e engajamento da sociedade, já que somos a ponta das relações de consumo, conectando clientes, produtos e serviços”, diz o diretor executivo de Relações Corporativas do Grupo Pão de Açúcar Vitor Fagá.
Outros programas de destaque são “Alô Recicle”, “Descarte Correto de Medicamentos” e “Coleta de Pilhas e Baterias”. Além desses projetos, a rede possui, na cidade de São Paulo, quatro pontos de coleta (Extra Anhanguera, Extra Itaim, Extra Morumbi e Extra Anchieta) de lixo eletrônico (televisores, videocassetes, computadores, aparelhos de DVD e microondas).
Outra iniciativa implementada foi a campanha para descarte de lâmpadas, na loja Pão de Açúcar Cerro Corá, em São Paulo.
Com base nas tendências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em 2010, que procura organizar a forma como o país trata os resíduos, incentivando a reciclagem e a sustentabilidade, a empresa também possui iniciativas de Gestão Integrada de Resíduos, desde 2008, em 38 lojas das bandeiras Pão de Açúcar e Extra, buscando minimizar o impacto da sua operação no meio ambiente.
A ação consiste em um sistema de gestão integrada de resíduos orgânicos e recicláveis separados diariamente e destinados de maneira adequada. Para que esse processo aconteça, todos os colaboradores que atuam nas áreas internas da loja recebem treinamento especial sobre reciclagem e gerenciamento de resíduos. Além disso, estes estabelecimentos dispõem de coletores específicos, que separam os resíduos de maneira eficiente.
