O Grupo Pão de Açúcar (GPA) deve fazer fortes investimentos nos formatos de proximidade e atacarejo em 2016. A decisão vem em linha com o movimento do mercado, que aponta esses segmentos como tendência de consumo.
Após alcançar um crescimento de 50% com as lojas do Minuto Pão de Açúcar e Mini Mercado Extra e avançar 25% com a bandeira Assaí, o grupo deve focar nestas bandeiras em 2016, já que, segundo a empresa, a retração do consumo provocou queda nas vendas nas lojas Casas Bahia e Pontofrio.
Com uma receita líquida de mais de R$ 40 bilhões, e uma margem bruta de 27,0%, o GPA registrou ainda um expressivo crescimento da rentabilidade do Assaí, com mais de 31% de ganho de margem. Segundo documento divulgado ontem, o grupo deve ter “maior rigor para fazer investimentos”. No balanço, o GPA afirma textualmente que pretende “investir em proteção de caixa para enfrentar cenários de incertezas”.
Durante os nove primeiros meses do ano, o lucro líquido ajustado do grupo foi de R$ 403 milhões. O desempenho, segundo o GPA, foi especialmente impactado pelos resultados da Via Varejo, intensamente afetada pela retração de consumo.
Neste ano, o Grupo realizou uma expansão orgânica nas lojas de atacarejo do Assaí Atacadista, que conta com 91 unidades em operação. Em 2015, foram oito novas unidades até agora e, até o fim do ano, a rede deve abrir quatro lojas. A bandeira Minuto Pão de Açúcar também ganhou 21 unidades e a bandeira Minimercado Extra, que opera com 262 lojas, apenas em 2015 abriu mais 40 operações. O grupo também realizou reformas e 43 conversões de bandeira, além de concluir a migração para um centro de distribuição (CD) dedicado às marcas de proximidade da empresa.
Recentemente, a rede Assaí Atacadista anunciou que espera um aumento de 15% nas vendas de produtos natalinos e de fim de ano, na comparação com 2014. A bandeira irá parcelar as compras de produtos sazonais acima de R$ 50.
Redução de custos
Para diminuir gastos, o Grupo fez renegociação de aluguéis, fechamento de lojas e revisão de processos. Apesar de realizar a abertura de 210 lojas, o crescimento das despesas com vendas dos últimos 12 meses foi de 1,5%.
Fonte: DCI