Há cerca de três anos, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) iniciou o plano de minisshoppings, ao criar um braço de negócios exclusivamente para a área imobiliária. A ideia evoluiu e a meta da companhia agora é aproveitar os grandes espaços de estacionamentos em certas lojas do hipermercado Extra em São Paulo e no Rio de Janeiro, para construir galerias com pequenas lojas e serviços.
A rede prevê seis novas galerias, com no mínimo dois mil metros quadrados de área bruta locável (ABL) cada. Desta forma, as áreas poderão receber mais de 15 lojas satélites, além de praças de alimentação.
O primeiro Extra a receber o espaço será o de Pilares, na zona norte da capital fluminense. Lá, o GPA Malls – braço imobiliário do Grupo Pão de Açúcar – vai construir 18 lojas, praça de alimentação com oito espaços para fast-food e um restaurante, além de academia e drogaria – que será o único empreendimento a receber a própria marca da rede Extra.
Outras cinco lojas – quatro em São Paulo e uma no Rio de Janeiro – estão previstos para receber os projetos de novas galerias. A companhia prevê inaugurar as primeiras unidades em fevereiro de 2017. “Estamos desenvolvendo novos espaços para oferecer uma complementação de serviços para o consumidor que vai ao hipermercado. É uma tendência de sucesso vista em países onde o Casino já atua dessa forma, como Argentina e Colômbia”, afirmou ao DCI o diretor do GPA Malls, Luiz Henrique Costa.
Nos vizinhos sul-americanos, a companhia atua com as bandeiras Éxito (Colômbia) e Libertad (Argentina). “O exemplo da Colômbia é bastante interessante. Lá a companhia saiu de uma área bruta locável muito parecida com a nossa para mais de 800 mil metros quadrados disponíveis para locação”, relata.
Atualmente, o GPA possui 350 mil m² de ABL espalhados por 17 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Com as áreas das novas galerias, o diretor crê que o espaço disponível pule para cerca de 364 mil metros quadrados.
O valor a ser investido nos empreendimentos não foi divulgado pela líder do varejo. Além do modelo de galerias em hipermercados, o GPA Malls opera atualmente com dois shoppings de menor porte: o Conviva Rio e o Conviva Belo Horizonte. Já pequenas lojas nas áreas internas dos supermercados e shoppings comuns, que apesar de ainda não terem saído do papel, estão no radar da empresa para os próximos anos.
“O projeto Conviva deu certo, mas estamos deixando ele um pouco mais de lado, até por conta da crise econômica, para trabalhar nesse modelo de galerias”, admite Costa. Não há previsão de inaugurar novos minisshoppings – pelo menos até 2018. Segundo o diretor, a procura de investidores por vagas nas lojas das novas galerias começou.
Tendência
Para a sócia-fundadora da Stockler, consultoria especializada em franquia e varejo, Angelina Stockler, a decisão do GPA de revitalizar os espaços das galerias se dá em momento bastante oportuno. “Esses espaços atraem o empreendedor por serem mais baratos, em questões como aluguel e condomínio, que shoppings, e também por terem mais segurança e fluxo de consumidores”, explica.
De acordo com a consultora, em países como os Estados Unidos e o Canadá, as companhias já trabalham nesse modelo de união entre serviços, comércio e hipermercados. “As pessoas hoje dão muito mais valor ao tempo. Elas querem fazer tudo no menor tempo possível. Esse modelo atrai porque o consumidor pode fazer tudo no mesmo local”, diz.
Concorrência
Procurado, o concorrente Carrefour, por meio de sua subsidiária de imóveis Carrefour Property, afirmou que tem trabalhado no sentido de oferecer mais serviços e lazer para os seus consumidores nas áreas de hipermercados. “A rede tem reformado suas lojas desde 2013. Os novos lançamentos já são construídos com esse conceito de inclusão das lojas locáveis, além de banheiros melhores e outros serviços”, informou a empresa, em nota.
As duas companhias afirmam ter obtido crescimento de seus braços imobiliários no ano passado, na comparação com o ano anterior.
Fonte: DCI