Os apreciadores de chocolate gostarão ainda mais de Gramado (RS) depois do mês de agosto. Conhecida por sua produção de chocolates artesanais, a cidade se prepara para uma feira profissional que vai movimentar o setor entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro.
A primeira edição da Feira Brasileira do Mercado de Chocolates (Febrachoco), no ExpoGramado, será ancorada pelo Congresso Latino-Americano de Chocolates (Chocolatino), que irá discutir as relações da cadeia produtiva, passando por temas como a evolução do chocolate caseiro e artesanal ao patamar de gourmet.
O evento debaterá ainda as relações entre o food service, a gastronomia e a indústria, atraindo grandes fabricantes nacionais e internacionais. “Estamos reunindo o mercado”, resume Caio Tomazeli, coordenador da feira e do congresso.
Vendas e consumo de chocolate
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), o Brasil é o terceiro maior produtor de chocolates do mundo. Em 2010, foram produzidas e consumidas 530 mil toneladas de chocolate no País.
Em relação ao consumo do produto, o Brasil perde apenas para os Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. O consumo médio por brasileiro é de 2,4 kg de chocolate por ano, cerca de metade do que um norte-americano consome.
Serviço:
Febrachoco e Chocolatino
Data: de 31 de agosto a 3 de setembro
Local: ExpoGramado
Mais informações e inscrições: www.febrachoco.com.br
