Grandes redes como Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart estão descobrindo o interior do Nordeste. Atraídas pelo aumento de renda da classe C, essas empresas investem em formatos menores para se instalar em municípios de 200 mil a 400 mil habitantes, como Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco.
Cidades médias do interior nordestino devem absorver parte significativa dos investimentos planejados pelos grandes varejistas, de mais de R$ 11 bilhões até 2013, com a abertura de mais de mil lojas. “Há um esgotamento do mercado no eixo Rio-SP, onde o custo de operação é mais alto e a competição, mais acirrada”, avalia Olegário Araújo, gerente de atendimento a varejistas da Nielsen.
No Grupo Pão de Açúcar, por exemplo, o foco neste ano será levar as bandeiras Extra e Assaí para fora do eixo Rio-São Paulo, principalmente para o Nordeste. O grupo não revela quantas das cem novas lojas previstas para 2010 irão para o Nordeste, mas a expansão já começou. Em fevereiro, o grupo inaugurou um Assaí em Caruaru, o primeiro em Pernambuco. “Vemos hoje uma grande expectativa de crescimento da segunda cidade de cada Estado da região”, diz o diretor-executivo de operações e comercial regional do Grupo Pão de Açúcar, Marcelo Lopes.
O Walmart, que com a aquisição da rede Bompreço em 2004 se transformou em líder do varejo no Nordeste, pretende destinar à região metade dos investimentos de R$ 2,2 bilhões previstos para este ano. No ano passado, das 91 lojas abertas pela varejista, 44 foram no Nordeste. Destas, mais da metade está no interior, em cidades pequenas e médias.
Fonte: Folha de S. Paulo
