O varejo multicanal, isto é, a tendência de diversificação dos canais de venda foi um dos temas debatidos durante a NRF – National Retail Federation, a maior conferência mundial do setor, realizada em janeiro, em Nova York (Estados Unidos). Com a atenção voltada ao assunto, grandes redes supermercadistas investem na operação de comércio eletrônico para ampliar as vendas e o faturamento.
O grupo americano Wal-Mart, por exemplo, lançou sua operação eletrônica no Brasil em outubro passado e, segundo a empresa, as vendas do website superaram em duas vezes as expectativas nos três meses de funcionamento. O Pão de Açúcar, por sua vez, já atua no setor há cerca de dez anos, quando houve o “boom” da Internet, juntamente com outras cadeias brasileiras de varejo, como Ponto Frio, Magazine Luíza e Lojas Americanas.
As vendas da pontocom do Extra, do grupo Pão de Açúcar, cresceram 160% no ano passado em relação a 2007. Até 2010, o grupo planeja investir R$ 40 milhões na operação de e-commerce, principalmente para reduzir o tempo de entrega dos pedidos. Dentre as grandes redes, só falta o grupo francês Carrefour aderir à loja virtual, o que não demorará a ocorrer, conforme informado pela própria companhia.
Fonte: Jornal Valor Econômico