A rede francesa Carrefour obteve lucro de 82 milhões de euros (cerca de US$ 104 milhões) no primeiro semestre, invertendo o resultado de um ano antes, quando apresentou prejuízo de 58 milhões de euros. O lucro das operações recorrentes ficou em 67 milhões de euros, contra prejuízo de 48 milhões de euros dos seis primeiros meses de 2009.
A receita total aumentou 5,9%, indo de 41,9 bilhões de euros na primeira metade do ano passado para 44,4 bilhões de euros no semestre inicial deste calendário.
Excluindo imposto sobre valor agregado, as vendas foram ampliadas em 6% e somaram 43,7 bilhões de euros. Na França, chegaram a 18 bilhões de euros; e na América Latina, corresponderam a 7,1 bilhões de euros, com alta respectiva de 2,2% e 34,6%.
O diretor executivo do Carrefour, Lars Olofsson, destacou que o grupo tem nova equipe de gerenciamento no Brasil, com o objetivo de acelerar o crescimento e recuperar as operações de hipermercados no País. O atual plano de ação inclui a identificação de lojas com desempenho insatisfatório; transferência de lojas para a marca Atacadão; desenvolvimento de sinergias de aquisição e reforço das áreas de marketing e comercial.
O fortalecimento da presença no Brasil inclui também a abertura de 56 lojas no País em 2010, sendo 12 do Atacadão, dois hipermercados, duas lojas de conveniência e 40 lojas de baixo custo.
