O Grupo Carrefour vai exportar o Atacadão – modelo brasileiro de ‘atacarejo’ (atacado e varejo) – para a Colômbia em abril de 2010. Com faturamento em 2007, época de aquisição, de cerca de R$ 5 bilhões, o Atacadão deve fechar este ano com vendas de R$ 10 bilhões e chegar nos R$ 20 bilhões projetados, graças à sua estratégia de expansão.
Na Colômbia, o grupo já detém 25% do mercado local e acredita que é possível instalar 25 lojas neste país da América do Sul. Para a rede, o formato pode ser bem sucedido em regiões com perfil de consumo semelhante ao Brasil. Já o Walmart estuda levar sua bandeira de atacarejo (Maxxi Atacado) para a Índia, mas não esquecerá de expandi-la também dentro do Brasil.
Maxxi Limeira
O Walmart Brasil inaugurou, no último dia 29 de outubro, a sua primeira loja Maxxi em Limeira (interior de São Paulo), no Bairro Gleba Beatriz. A unidade recebeu investimentos de R$ 25 milhões, com geração de 300 empregos diretos e indiretos. O empreendimento possui três mil metros quadrados de área de vendas, estacionamento para 150 veículos e sortimento que gira em torno de seis mil produtos, divididos nas áreas de açougue, laticínios, hortifruti, bazar, limpeza, bebidas, mercearia, bomboniere, congelados, higiene e frios.
