As vendas do grupo francês Carrefour na América Latina – operações que incluem os supermercados no Brasil, Argentina e Colômbia – cresceram 27,9%, totalizando 10,5 bilhões de euros em 2008. No período, o aumento foi de 31% no lucro operacional dos negócios, para 395 milhões de euros. Os números foram divulgados na semana passada pela varejista.
Na América Latina, o destaque foi o Atacadão, modelo híbrido de atacado com varejo existente no Brasil, e adquirido em 2007 pela multinacional. Além desta rede de ‘atacarejo’, o Assai também vem apresentando bons resultados com esse novo modelo de negócio, que terá prioridade nos planos de expansão da rede em 2009.
De acordo com o diretor-superintendente do Carrefour no Brasil, Jean-Marc Pueyo, neste ano, a empresa prevê inaugurar 70 lojas, entre todas as bandeiras, e deverá expandir a cadeia de serviços, como postos de combustíveis e drogarias. “O Brasil permanece como prioridade de investimento da matriz, em nível mundial, e por isso mantemos o plano de expansão que prevê investimentos da ordem de R$ 1 bilhão para 2009 e mais R$ 1 bilhão para 2010”, afirma.
