Neste dia 8 de maio é comemorado o Dia Internacional do Comércio Justo, que visa chamar a atenção para o desenvolvimento sustentável com melhores condições comerciais e assegurar os direitos dos produtores e trabalhadores menos favorecidos.
O Grupo Pão de Açúcar foi a primeira grande rede varejista do País a aplicar os conceitos de fair trade (comércio justo, em inglês) com o programa “Caras do Brasil”, de comércio ético e solidário, criado há sete anos. Desde então, a empresa vem incentivando a produção e comercialização de produtos de manejo sustentável, promovendo o crescimento econômico local com a premissa de gerar renda às populações menos favorecidas e estimular o consumo consciente.
O programa está presente em 53 lojas da rede Pão de Açúcar e registra a marca de R$ 9 milhões de faturamento desde 2002. No ano passado, a marca foi de R$ 2 milhões, o maior faturamento anual desde o lançamento. Mais do que vendas, o projeto vem beneficiando cerca de 40 mil pessoas a cada ano, provenientes de 55 comunidades de diversas regiões do Brasil.
Um dos pilares de sustentação do programa é a relação comercial do grupo com os parceiros participantes, que contam com condições diferenciadas de negociação, volumes e remuneração, respeitando seus limites e necessidades de produção, logísticas e financeiras.
Linha de produtos
A linha de produtos “Caras do Brasil” inclui mais de 170 itens, entre alimentos e artesanato, cestarias, panos de prato, jogos americanos, doces e geléias, peças de decoração, têxteis, utensílios domésticos, velas aromáticas, itens de higiene e outros que utilizam matéria-prima brasileira.
