Na última terça-feira (19 de abril) o País celebrou o Dia do Índio, mas, para o Grupo Pão de Açúcar, essa referência dura mais do que apenas 24 horas. Preocupada com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades indígenas, a empresa, por meio do programa “Caras do Brasil”, comercializa em 56 lojas o Mel dos Índios do Xingu, produzido de forma sustentável no parque localizado em Mato Grosso.
Os povos Kisêdje, Kaiabi, Yudjá, Ikpeng e Trumai são responsáveis pelo processamento do mel, que é recolhido nas aldeias, desce o rio Xingu e é beneficiado em Canarana, na Atix (Associação Terra Indígena do Xingu). De lá, o produto é levado à transportadora, que o entrega em uma central de distribuição, de onde o item segue para pontos de venda em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e no Distrito Federal.
Para a população do Xingu, a comercialização do mel tem grande importância, pois gera renda e possibilita a continuidade de atividades tradicionais. Ao todo, 28 comunidades da região participam do programa, que oferece 175 itens sustentáveis em lojas da bandeira Pão de Açúcar.
