Na semana passada, em um evento organizado pelo Itaú Unibanco para discutir casos de aplicação de TI “verde” no Brasil, o Grupo Pão de Açúcar apresentou os esforços feitos para reestruturar suas operações e equipamentos e enfrentar a questão do aquecimento global.
De acordo com o diretor de TI da rede varejista, Alexandre Vasconcellos, a rede pretende substituir os computadores por estações thin clients, que geram em torno de 95% de economia de energia. Esses equipamentos, sem nenhum aplicativo, dependem de um servidor central para o processamento de atividades. Vasconcellos calcula que o grupo deverá economizar R$ 4,5 milhões com energia este ano.
Os benefícios financeiros também foram levados em consideração nas outras medidas de TI “verde” apontadas pelo executivo. O Pão de Açúcar pretende substituir as etiquetas tradicionais por eletrônicas ligadas aos computadores das lojas, além de mudar o modelo de abastecimento de mercadorias por meio da ferramenta Oracle Retail, permitindo mais precisão no cálculo dos estoques. As medidas vão resultar em menos desperdício, gestão de recursos e economia de energia. “Significa também uma enorme mudança de cultura dentro da empresa”, afirmou.
Fonte: Brasil Econômico
