Desde o dia 9 de setembro e em meio à celebração dos 65 anos de fundação, o Grupo Pão de Açúcar anunciou uma importante mudança na sua marca corporativa: agora, a Companhia passou a assinar como GPA. Uma mudança de posicionamento da marca que é explicada pelo presidente do Grupo, Enéas Pestana.
Por que mudar de Grupo Pão de Açúcar para GPA?
O Grupo passou por importantes mudanças nos últimos anos. Crescemos, realizamos aquisições e passamos a operar com diversas marcas em diferentes negócios. Também realizamos uma reestruturação com o objetivo de fortalecer a missão de cada negócio e, para isso, é fundamental definir de maneira muito clara – não apenas internamente, mas também para o público em geral – o posicionamento de cada uma das bandeiras. Com essa mudança, vamos minimizar, por exemplo, a comum confusão entre a marca corporativa e a bandeira Pão de Açúcar. Isso significa que vamos facilitar a nossa identificação corporativa e institucional em benefício de todas as áreas de negócios. Na prática, então, a alteração ajuda o público a entender que a atuação do GPA vai além do varejo alimentar. Vale destacar ainda que GPA já é uma sigla muito utilizada pelos colaboradores, investidores e imprensa. Entendemos que é uma evolução natural, já que mantém a conexão com o nome Grupo Pão de Açúcar, e que está alinhada com o desenvolvimento da companhia. A nova marca corporativa servirá como apoio institucional às nossas marcas, agregando valor e reputação às bandeiras e reforçando o fato de pertencerem a um grande grupo.
A mudança representa um olhar para o futuro?
Sem dúvida. Não à toa vamos aproveitar a celebração dos 65 anos da companhia para comunicar a mudança. Queremos comemorar todas as conquistas alcançadas até aqui, o fato de sermos a maior empresa de varejo da América Latina, uma companhia sólida com foco na satisfação dos colaboradores e dos clientes. Mas também queremos reforçar que o nosso foco no futuro, no que está por vir. Estamos preparados para enfrentar os desafios e para entregar aquilo que os nossos clientes desejam. A nova marca reflete a nossa atuação: uma companhia feita por profissionais motivados e com vontade de fazer a diferença, que perseguem o objetivo de encantar o cliente independentemente da bandeira em que atuam; uma companhia que contribui para o desenvolvimento do país ao gerar emprego, renda e serviços de qualidade e ao incentivar uma atitude sustentável
Quais foram os fatos mais emblemáticos pelas quais o GPA passou nesses 65 anos?
O primeiro fato que vale ressaltar é que o GPA foi fundamental, e ainda é, para o desenvolvimento do setor varejista no Brasil. Mas vale destacar alguns pontos na trajetória da companhia. A decisão, ainda na década de 90, de conhecer melhor o cliente e de pautar as estratégias de negócio de acordo com os desejos do consumidor foi um salto que revolucionou a empresa. Também ressaltaria a conquista de uma atuação multicanal e multiformato, com negócios que atendem aos consumidores nas mais diferentes ocasiões de compra. Vale salientar ainda a busca por serviços inovadores: fomos o primeiro do setor a lançar um serviço de ouvidoria e também o primeiro supermercado virtual do país com o Pão de Açúcar Delivery. Além disso, a criação do GPA Malls, em 2009, com o objetivo de apoiar a operação do Varejo Alimentar e que cresceu para uma área com projetos próprio, também focados em atender à demanda do consumidor. Foi assim que nasceu o Conviva, shopping de vizinhança que une conveniência e convivência. Nesse mesmo ano, a aquisição do Assaí, do Pontofrio e a associação com a Casas Bahia colocaram o GPA em outro patamar e, com certeza, foi um marco na trajetória do grupo. Para finalizar, a criação da Nova Pontocom, em 2011, com o objetivo de dar a devida estrutura ao comércio eletrônico da companhia.
O que esperar dos próximos 65 anos?
O cliente continuará no centro das decisões do GPA e o nosso principal objetivo continuará a ser encantá-lo. Trabalhamos diariamente para melhorar cada vez mais a qualidade dos nossos produtos e serviços e esse sempre será o principal objetivo do time. Seguimos atentos às tendências do setor e às demandas do consumidor para, assim, poder agir rápido e oferecer o que os clientes esperam. Vamos continuar perseguindo isso de maneira incansável. Também somos uma companhia cada vez mais voltada aos nossos colaboradores, pois acreditamos que apenas um colaborador satisfeito pode deixar o cliente satisfeito. É esse ciclo virtuoso que rege a nossa conduta hoje e que continuará nos inspirando e movendo. Então, para o futuro, vejo uma companhia cada vez mais sólida, que cresce de maneira sustentável e que se relaciona com a sociedade de maneira responsável e com visão de longo prazo, gerando valor para colaboradores, clientes e sociedade.
Fonte: GPA News
Legenda da foto acima: o presidente do GPA, Enéas Pestana