O programa de Gestão dos Recursos Sólidos, implementado em 2003 pelos Supermercados Hippo – com duas unidades em Florianópolis (SC) –, renova-se a cada ano. Hoje, 92% do lixo gerado nas lojas são reciclados e somente 8% tornam-se rejeito. Papelão, plástico e latas de alumínio são vendidos e a verba é revertida em ações para os colaboradores da empresa.
O óleo de frituras usado, por exemplo, é encaminhado à empresa Ambiental Santos para ser transformado em detergente. Já o vidro, as embalagens tetra pak e outros materiais recicláveis são recolhidos pela Associação dos Recicladores de Florianópolis. Com este projeto, a varejista conquistou o Prêmio Expressão de Ecologia, considerada a maior premiação ambiental para a área empresarial do sul do País pelo Ministério do Meio Ambiente.
Sacola retornável
Os Supermercados Hippo lançaram em agosto de 2007 a sacola retornável, com o objetivo de adquirir uma postura mais consciente e ecológica a respeito das sacolas plásticas, que demoram anos para se decompor junto ao solo e poluem o meio ambiente. Para incentivar os consumidores da capital catarinense a utilizá-la, a empresa realiza uma promoção: a cada cinco passagens das compras com qualquer sacola retornável nos check-outs, o cliente ganha um pacote de adubo orgânico.
Outra ação foi a substituição da sacola plástica tradicional pela oxibiodegradável, em novembro de 2007. Segundo o Hippo, esse tipo de material não contamina os processos de reciclagem, não necessita de coleta separada e é compatível com a compostagem, caso este seja o seu destino.