A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Segmento de Hortifrutigranjeiros (Pró-Horti) foi lançada no último dia 30. O grupo promete trabalhar pela implantação de políticas públicas direcionadas às cadeias produtivas de verduras, legumes, tubérculos, bulbos, frutas, champignon, mel e derivados, aves e ovos, pecuária de leite de pequeno porte, flores e outros itens destinados ao abastecimento do mercado interno. A Pró-Horti já conta com o apoio de mais de 200 parlamentares.
O presidente da Frente, deputado federal Junji Abe, ressalta a importância de os pais darem mais atenção a “essas categorias que estão excluídas de qualquer incentivo”, uma vez que não se enquadram nos critérios de agricultura familiar, amparada pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), nem englobam produtos de exportação que geram commodities, como as culturas de cítricos, café e soja, entre outras.
Abe acrescenta que a frente vai lutar pela adoção de dispositivos que beneficiem toda cadeia produtiva do setor de Hortifrutigranjeiros – desde pesquisa, desenvolvimento de variedades e extensão rural, passando pela fabricação e venda de insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, máquinas, equipamentos, embalagens e outros) até canais de comercialização dos produtos finais.
Fonte: Jornal Entreposto
