A confiança do setor supermercadista retorna a níveis de 2013. De acordo com a Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS), 16,7% dos empresários estão otimistas em relação ao ambiente econômico. O percentual é superior ao verificado em junho de 2015 (12,3% de otimistas) e também no primeiro mês deste ano (5,0% de otimistas). Os dados, inclusive, foram destaque na coluna Mercado Aberto do jornal Folha de S. Paulo, do último domingo, 17 de julho.
Ainda de acordo com a Pesquisa, o total de pessimistas, entre os empresários do setor supermercadista, atingiu 45,2%. Os resultados de junho apontam uma relativa melhora nos indicadores desde o inicio do ano, porém, se mantém praticamente estável em relação ao mês anterior. No entanto, vale ressaltar que o indicador continua registrando um cenário de confiança em níveis baixos, refletindo ainda o momento econômico e político atual no Brasil.
Por mais um mês, o destaque é o aumento do otimismo em relação à expectativa futura muito acima da elevação da percepção atual, ou seja, há uma maior esperança por parte dos empresários em relação ao futuro. Em junho, a expectativa futura atingiu um otimismo de 22,4%, enquanto a perspectiva atual em relação ao ambiente econômico é otimistas para 11,1% dos empresários. De modo geral, este é o primeiro passo, e talvez o mais importante para o restabelecimento da confiança na economia. Isso porque a esperança tende a se elevar antes que a confiança se eleva. Ao que tudo indica, a esperança já começa a dar sinais de otimismo, o próximo passo é a confiança se elevar de maneira mais consistente. E é este aumento da confiança, mesmo que de maneira gradual e lenta, é quem defina a retomada dos investimentos por parte dos empresários.
Em junho o percentual de pessimistas em relação ao ambiente econômico atual atingiu 55,7%, e o percentual de pessimistas em relação ao ambiente econômico futuro foi de 34,7%. Deste modo, é possível novamente verificar que o pessimismo em relação ao futuro se reduziu de maneira expressiva, atingindo percentuais próximos ao registrados em 2012 e 2013.
Vale ressaltar que a junção de emprego elevado, queda da renda, inflação elevada e persistente, resultados de um quadro recessivo da economia brasileira tem gerado um ambiente desfavorável para a economia e para os negócios. Aliado a isto, o cenário político conturbado com reflexos na economia tem paralisando toda e qualquer expectativa de investimento mais robusto, diante da imprevisibilidade em relação à retomada do crescimento econômico. A tendência é de uma melhora na confiança dos empresários do setor supermercadista conforme a economia brasileira apresente sinais de atividade econômica em recuperação e da solução do impasse em relação o governabilidade do governo, ainda, interino de Michel Temer.
NOTA METODOLÓGICA
A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) é apurada mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) desde junho de 2011. Os dados são coletados juntos aos empresários supermercadistas, representando, 85% do faturamento do setor supermercadista do estado de São Paulo, portanto, a amostra é representativa do comportamento do setor no estado de São Paulo. A pesquisa tem como objetivo identificar o nível de confiança dos supermercados com relação ao cenário macroeconômico considerando a percepção atual e a expectativa futura. Desta maneira, os dados são segmentados entre o Resultado Geral, Percepção Atual e Expectativa Futura. As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação ao reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades, inserção no mercado.