A Revista Actualidad, especializada em canais de distribuição e consumo, publicou o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que, produzido pela Universidade Torcuato Di Tella, de Buenos Aires (Argentina), mostra uma queda de 3,8% em novembro se comparado a outubro, sendo a variação registrada na ordem de 16,8%. Entre os sub-índices que compõem o ICC, o mais alarmante está relacionado aos bens duráveis, com um decréscimo de 4,6%.
O ICC é medido em três regiões do País argentino: a capital federal (- 5,4%), Grande Buenos Aires (- 4,8%) e interior (- 1%). O índice constatou que a confiança do argentino diminuiu independentemente do poder aquisitivo dos consumidores. A matéria pode ser visualizada na íntegra aqui (http://actualidadensupermercados.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2540:el-indice-de-confianza-del-consumidor&catid=50:contenidonewsletter&Itemid=226).
Confiança é o tema da Feira APAS 2014
Confiança. Uma palavra, ou melhor, um sentimento que norteia qualquer relação – seja profissional ou pessoal. Como exercer um bom trabalho sem a confiança do chefe? Como ter um namoro saudável sem a confiança em seu par? Como ir ao estádio de futebol sem a confiança da vitória? Trazendo os mesmos questionamentos ao setor supermercadista, como frequentar aquela determinada loja sem a confiança no atendimento oferecido ou nos produtos ofertados? Sem falar na confiança da relação entre os supermercadistas e fornecedores. Neste contexto, a Feira APAS 2014 será realizada entre os dias 5 e 8 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo, sob o tema “CONFIANÇA – Fundamento do Time Campeão”.
“A confiança é a base de tudo e a transparência e responsabilidade do setor com o consumidor são os reflexos do crescimento. Em época de Copa do Mundo de Futebol e de eleições, o tema não poderia ser mais propício, afinal, sabemos que pequenas atitudes positivas, realizadas em equipe, podem construir uma relação de confiança mais duradoura”, descreve o presidente da APAS, João Galassi. De acordo com ele, a construção de uma empresa começa pela confiança. “Seja na confiança das relações humanas ou em uma execução confiável, ou na confiança entre os parceiros da cadeia do abastecimento”, avalia o presidente.
A edição comemorativa de 30 anos da Feira APAS terá como pano de fundo a Copa do Mundo de Futebol, que acontecerá no Brasil em junho do ano que vem. “O sucesso da Feira APAS foi construído por meio da diretoria da entidade, dos fornecedores expositores e dos supermercadistas, que são os visitantes que desenvolveram juntos o maior evento do setor no mundo. E como conseguimos isso? Nesses 30 anos construímos a relação de confiança com todos que participam da Feira. E confiança é algo que não se constrói em 24 horas”, explica o vice-presidente e diretor da Feira APAS, Ronaldo dos Santos.
A Feira APAS 2013 em números
O evento, que aconteceu entre os dias 6 e 9 de maio deste ano, recebeu 64.245 empresários do setor. Ao todo, foram 424 expositores nacionais e internacionais que mobilizaram cerca de R$ 5,5 bilhões em negócios. O evento ocupou os quatro pavilhões do Expo Center Norte, em 68 mil metros quadrados de área de exposição. Também estiveram presentes 600 executivos internacionais de diversos países.
