Durante a 50ª Convenção ABRAS, realizada no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia (SP), a entidade divulgou o Índice Nacional de Vendas ABRAS, que, elaborado pelo departamento de Economia e Pesquisa, apresenta crescimento nas vendas de 1,21% de janeiro a setembro, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Em setembro, as vendas do setor em valores reais – deflacionadas pelo IPCA/IBGE – apresentaram queda de -1,17% na comparação com o mês de agosto e alta de 4,66% em relação ao mesmo mês de 2015.
Em valores nominais, as vendas apresentaram queda de -1,09% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a setembro de 2015, a alta foi de 13,53%. No acumulado do ano, as vendas cresceram 10,69%.
“Desde o final do primeiro semestre o nosso índice tem mostrado uma recuperação nas vendas em relação ao ano passado. O resultado de setembro foi até um pouco além do que esperávamos e, com isso, já estamos prevendo um resultado melhor de nossas vendas para os próximos meses, em relação ao que prevíamos inicialmente. Com isso, a nossa expectativa é de que o fechamento do ano registre algo em torno de 1,0%”, afirma Fernando Yamada, presidente da ABRAS.
Abrasmercado
No mês de setembro, a cesta de produtos *Abrasmercado, pesquisada pela GfK e analisada pelo departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, registrou queda de -0,46%, passando de R$ 486,04 para R$ 483,80. Já no acumulado do ano, de janeiro a setembro, a cesta apresentou alta de 16,51%.
As maiores altas de preço no mês de setembro foram registradas em produtos como: farinha de trigo, leite em pó integral, tomate e desinfetante. Já as maiores quedas foram nos seguintes itens: batata, leite longa vida, cebola e margarina cremosa.
Mais sobre a Convenção ABRAS
O evento, que reúne líderes supermercadistas do Brasil e encerra-se no dia 10 de novembro, conta com palestras e painéis de renomados especialistas nacionais e internacionais, além da 6ª edição da Exposição e Feira de Tecnologia ABRAS, que traz lançamentos e tendências em soluções, equipamentos e serviços para o varejo de alimentos.
Neste ano, a Convenção ABRAS é pautada pela tema “Simplificação: a melhor forma de se inovar”, cujo objetivo é ajudar os empresários do varejo a adaptar-se às inovações para potencializar melhores resultados aos supermercados, se tornando cada vez mais competitivos.