A inflação no município de São Paulo registrou novo recuo na terceira quadrissemana de julho e fechou em 0,36%.Os dados foram divulgados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE/USP), responsável pelo IPC, que mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com renda até 20 salários mínimos.
O índice geral ficou abaixo do registrado na segunda quadrissemana deste mês, que indicou alta de 0,38%. Os preços na categoria Alimentação tiveram alta de 1,22%, contra 1,18% na quadrissemana imediatamente anterior. A categoria fechou o mês passado com alta de 1,90% nos preços, maior índice mensal desde dezembro de 2002, quando ficou em 3,36%.
Também apresentaram alta nas categorias Despesas Pessoais (0,82%) e Saúde (0,70%). A categoria Despesas Pessoais vem registrando altas consecutivas desde a primeira quadrissemana de junho, quando o índice havia ficado em 0,38%. Já na categoria Saúde, os preços vêm registrando alta desde a terceira quadrissemana de junho, quando houve alta de 0,06%.
O menor índice no período foi, mais uma vez, o registrado na categoria Transportes, que teve deflação de 0,40%. Os preços nesta categoria vêm registrando quedas consecutivas desde a quarta quadrissemana de abril, quando houve alta de 0,76%. Também tiveram queda as categorias Habitação (0,04%), Vestuário (-0,41%) e Educação (0,29%).