O Índice de Preços dos Supermercados (IPS/APAS), calculado pela APAS/Fipe, apresentou em janeiro elevação de 0,43%. No entanto, houve desaceleração em relação a dezembro, quando o índice variou 1,34%. Segundo o diretor de Economia da APAS Martinho Paiva Moreira, a queda já era esperada devido ao aumento tradicional de demanda que ocorre em dezembro nos supermercados, decorrentes das festas de fim de ano.
O mês de janeiro apresenta desaceleração na comparação mensal. Em janeiro de 2010, o índice havia apresentado queda de 0,02%, percentual inferior ao registrado este ano. Em 12 meses o índice registra alta de 5,50%, valor inferior quando comparado ao mesmo mês do ano anterior. “Mesmo apresentando elevação neste mês, o IPS se mantém como destaque positivo, abaixo dos demais índices de inflação”, afirma Moreira.
Os preços dos alimentos industrializados apresentaram elevação de 0,06% em janeiro. As principais altas foram verificadas em derivados de carne (1,24%), panificados (0,18%), cafés, achocolatados e chá (0,56%). Já os produtos hortifrutigranjeiros tiveram aumento de 3,31%, com destaque para elevação nos preços do pepino (43,41%), abobrinha (24,10%), cenoura (21,03%) e tomate (12,55%).
“Os preços dos produtos in natura vêm sendo impactados fortemente por fatores climáticos, seja pela estiagem no sul do país ou ainda pelo excesso de chuva na região Sudeste. A conjunção destes fatores diminuiu a oferta dos produtos no comércio, pressionando os preços para cima”, afirma o diretor Martinho Paiva Moreira.
Os preços das bebidas alcoólicas apresentaram aumento de 1,67% diante do aumento no preço da cerveja (1,72%), o que já era esperado diante do período de verão e do aumento da demanda nesta época do ano. Já os preços das bebidas não alcoólicas mantiveram-se quase estáveis (0,02%), os produtos de limpeza apresentaram queda de 0,50%, e os artigos de higiene e beleza, alta de 0,58%.
Acesse aqui o IPS de Janeiro de 2012.
