O Instituto Walmart – braço social do Grupo Walmart Brasil – começa a implementar a “Escola Social do Varejo” nos estados de São Paulo, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Sul e Ceará. O programa recebeu investimentos de R$ 3 milhões e tem o objetivo de promover a formação profissionalizante de jovens de baixo poder aquisitivo, com foco em vários segmentos do varejo.
O projeto tem a meta de formar mais de mil jovens entre 17 e 24 anos em 2010, com aulas teóricas e práticas e duração de 18 meses, sendo oito para o período de inserção no mercado de trabalho e monitoramento das atividades dos jovens absorvidos. A empresa estima que 80% desse contingente seja absorvido em suas próprias lojas.
Em 2010, o plano de investimento prevê a abertura de mais de 10 mil vagas com a instalação de 100 novas lojas previstas. Dessas, 1,5 mil serão para cargos técnicos como padeiro, açougueiro, peixeiro e confeiteiro.
De acordo com o diretor de Responsabilidade Social da empresa, Paulo Mindlin, além das aulas práticas na área de varejo – conhecimentos básicos do funcionamento de um supermercado e sobre as áreas de exposição de produtos, organização de estoque, higiene e manipulação de alimentos –, os alunos aprenderão noções de relacionamento pessoal, legislação e preparação para o mercado de trabalho.
