O índice de consumidores que pretendem comprar no terceiro trimestre de 2011 sofreu redução de 3,2 pontos percentuais em comparação com o terceiro trimestre do ano passado, caindo de 75,6% para 72,4%. É o que revela a pesquisa trimestral de Intenção de Compra no Varejo – Julho a Setembro de 2011, realizada pelo Programa de Administração do Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a Felisoni Consultores Associados. O estudo divulgou também os resultados da pesquisa de intenção de compra na internet.
Em relação ao segundo trimestre deste ano, quando se registrou índice de 73,8%, a redução da intenção de compra foi menos acentuada. Houve, portanto, uma queda de 1,4 ponto percentual. A amostra, feita com 500 consumidores da cidade de São Paulo, analisa a intenção de compra e de gasto em relação a dez categorias de produtos (Eletroeletrônico, Informática, Cine e Foto, Móveis, Telefonia e Celulares, Material de Construção, Linha Branca, Automóveis e Motos, Eletroportáteis e Cama, Mesa e Banho), avaliando a utilização de crédito nas compras de bens duráveis.
Segundo Claudio Felisoni, presidente do Conselho do Provar, a queda da intenção de compra é resultado das medidas contencionistas adotadas pelo governo desde o fim do ano passado. Entretanto, o índice revela também as dificuldades em conter as pressões inflacionárias. Dentre as categorias analisadas, o item “Eletroeletrônicos” desponta como o de maior intenção de compra, com um percentual de 12,8%, seguido pela categoria “Informática”, com 11,6%. Em terceiro lugar ficaram “Cine e foto”, com 10,6%.
A pesquisa apontou também uma leve alta na aquisição de produtos pela internet desde o terceiro trimestre do ano passado. A intenção de compra, que era de 87%, passou para 88,3%.
